2ª Porta do Tabernáculo

Temas de Estudo:  2ª Porta do Tabernáculo, e Mesa dos Pães da Proposição.

Dia 23/02/2009   Segunda a Noite
Temas de Estudo : Candelabro e Cobertura da Tenda.
2ª Porta do Tabernáculo e Mesa dos Pães da Proposição.


Exodo 40
1 FALOU mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
2 No primeiro mês, no primeiro dia do mês, levantarás o tabernáculo da tenda da congregação,
3 E porás nele a arca do testemunho, e cobrirás a arca com o véu.
4 Depois colocarás [nele] a mesa, e porás em ordem o que se deve pôr em ordem nela; também colocarás [nele] o candelabro, e acenderás as suas lâmpadas.
5 E porás o altar de ouro para o incenso diante da arca do testemunho; então pendurarás a cortina da porta do tabernáculo.
6 Porás também o altar do holocausto diante da porta do tabernáculo da tenda da congregação.
7 E porás a pia entre a tenda da congregação e o altar, e nela porás água.
8 Depois porás o pátio ao redor, e pendurarás a cortina à porta do pátio.
9 Então tomarás o azeite da unção, e ungirás o tabernáculo, e tudo o que [há] nele; e o santificarás com todos os seus pertences, e será santo.
10 Ungirás também o altar do holocausto, e todos os seus utensílios; e santificarás o altar; e o altar será santíssimo.
11 Então ungirás a pia e a sua base, e a santificarás.
12 Farás também chegar a Arão e a seus filhos à porta da tenda da congregação; e os lavarás com água.

A 2ª Porta /   Como já sabemos a Porta do Lugar Santo, também conhecidacomo porta da tenda, ficava logo após a pia de bronze, isto indica que existem alguns critérios para se chegar até a porta do Lugar Santo, para que o sacerdote chegasse até a porta primeiro ele precisava ter passado pela porta do Átrio exterior ( A porta do caminho ), depois ele precisava passar pelo altar do holocausto ( Altar de Bronze ),onde ali deveria oferecer sacrifício pelo pecado ( O Sangue que

purifica do pecado), depois deveria lavar-se na pia de Bronze, onde ali pelas Águas do novo nascimento poderia então entrar no lugar Santo.

Esta trajetória feita pelo Sacerdote não era por acaso,após tudo isto ele se deparava com a Porta denominada " A Verdade ", tudo isto aponta para o processo vivido pelo homem no caminho da salvação, as pessoas podem entrar no " Caminho",podem aceitar o sacrifício vicário de Cristo e fazer uso do sangue e aceitar a Cristo como Salvador,podem nascer de novo pelas águas batismais, porém se não passarem pela "Porta da Verdade",não encontrarão o Senhor, é na porta de verdade que nos confrontamos com a prática do Evangelho proposto por Cristo, ninguém pode chegar até Deus e sua intimidade se não for verdadeiro em sua fé que professa. Era isso que acontecia com os fariseus, eles não passavam de pessoas vazias nunca entraram na intimidade real de Deus, porque não passavam pela "Porta da Verdade",


Mateus 23:26 Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo.
27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia.
28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade.

A porta era feita:

Ex 26:36-37 " Farás também para a porta da tenda, uma cortina de azul, e púrpura, e carmesim,e de linho fino torcido, de obra de bordador. E farás para esta cortina cinco colunas de madeira de acácia, e as cobrirás de ouro; seus colchetes serão de ouro, e far-lhe-ás de fundição cinco bases de cobre."

As 5 colunas
É interessante notar que a Porta " O Caminho" tinha 4 Colunas ( Ex. 27:16), Simbolizando os 4 evangelhos que são o fundamento do início da doutrina Cristã, enquanto a porta da "verdade" tem 5 colunas , esta 5ª coluna ao lado das quatro representa a vida do homem se alinhando a vida de Cristo representada nas outras quatro, só depois que o homem passa a fazer parte integrante do evangelho é que pode passar pela porta da verdade, isto continua apontando para o constante aperfeiçoamento do pecador liberto, para que cada vez mais ele se pareça com Cristo, I Coríntios
11:1 SEDE meus imitadores, como também eu de Cristo.

A porta do tabernáculo tinha 10 cúbitos de comprimento x 10 cúbitos de largura (O portão de entrada tinha 20 x cúbitos, e o véu tinha 10 cúbitos quadrados. É muito interessante notar que todas as três entradas somavam 100 cúbitos cada uma.)

Haviam querubins bordados por toda Porta.

Azul (Céu)
Tecido de linho bordado com linhas azuis, púrpuras , e escarlates . Os hebreus usavam mariscos para extrair o azul. Uma tintura brilhante foi excretada deste molusco. Esta cor luminosa sempre é mencionada primeiro. O homem precisou de algo que sugestionasse a idéia de céu como um lugar no qual Deus se revela mais completamente do que na terra. Então a cor azul representa o céu, a cor do céu. O azul sempre foi mencionado ao longo do tabernáculo para lembrar o homem
de que o seu destino é céu, e por causa de nosso Redentor, nós somos destinados a estar na Presença de Deus. O azul fala daquele que vem do alto ("do alto" é uma expressão judaica para o céu). Lembra-se quando a mulher tocou a orla azul das vestes de Jesus? Nós vemos os versos de amor em azul, na vida de nosso Senhor Jesus Cristo que não só era divino em sua origem, mas em seus modos e natureza.

Jo 3:31 "Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra.
Aquele que vem do céu é sobre todos."


Púrpura (Realeza)
Os hebreus obtinham esta cor ao misturar o azul e o escarlate juntos. Esta intensa cor vermelho-purpúrea era uma cor de realeza (Real).

Juízes 8:26 E foi o peso dos pendentes de ouro, que pediu, mil e setecentos siclos de ouro,afora os ornamentos, e as cadeias, e as vestes de púrpura que traziam os reis dos midianitas,e afora as coleiras que os camelos traziam ao pescoço.

A cor púrpura simboliza a Jesus como Rei dos reis e Senhor dos senhores, mas há outra importante verdade. A mistura de azul e escarlata. Azul fala do que vem do alto, e escarlata,como nós veremos, representa sangue e morte, sacrifício. Púrpura é uma combinação de ambos,que falam de Cristo como Deus e Homem, o Homem que veio de céu para morrer. De algum modo misterioso Ele levou consigo a semelhança de carne pecadora.

Escarlata (Sacrifício)

A escarlata era extraída de um inseto Oriental (verme) que infesta certas árvores. Eram juntadas,esmagadas, secas, e transformadas em um pó que produzia uma matiz carmesim brilhante.
Escarlata fala de sacrifício e simboliza a Cristo em seus sofrimentos. O Salmo 22, de crucificação traz citações de Jesus, como dizendo - " eu sou um verme ". Deus, de alguma maneira deu a Ele mesmo, um corpo de carne e sangue, e então morreu, e dá a Sua vida como um resgate por nós todos.

2ª Porta do Tabernáculo

Twitter