Pontes e Muros 07/02/2018

Pontes e Muros

07/02/2018

Mt 02:01-12 e Mc 01:40-45

Introdução:

O que são pontes e muros? Podemos definir segundo alguns pontos de vista:

a) Elementos de ligação e separação

b) Ferramentas de acesso e restrição

c) Postura e Posicionamento

Na Terra entre as pessoas com quem vivemos, precisamos ter de forma consciente e planejada a postura de uma Ponte ou o posicionamento de um Muro, diante de uma situação, relacionamento, dificuldade ou até mesmo desafios profissionais.

Ser ponte ou ser muro é uma analogia ou seja um exemplo comparativo, para que entendamos que não podemos ficar alienados ao universo a nossa volta, onde um turbilhão de situações e desafios se agigantam a nossa frente diariamente. E diante disso precisamos saber o que iremos fazer.

As pontes ligam pessoas, dão acesso a pessoas. Quem nunca foi um meio de ligação para que duas pessoas se conhecessem? Ou para que negócios fossem fechados? A Igreja em sua missão de fazer discípulos, constantemente assume esse papel quando alguém apresenta a célula um visitante ou um novo discípulo, mas também as vezes assumimos o papel de muros, quando no mundo espiritual nos colocamos entre alguém que está começando na fé, e os demônios que o perseguem. Muros são responsáveis por proteger, separar o inimigo e dos indefesos.

Na palavra de Deus veremos vários exemplos de Pontes :

a) A serva de Naamã, que foi a ponte entre o profeta Eliseu e Naamã (2Reis 05:1...) e isso resultou em cura.

b) Elieser servo de Abraão, que trouxe Rebeca para Isaque, Elieser foi onde Abraão não podia mais ir devido a idade, ( Genesis 24 ). Essa ponte garantiu um casamento de sucesso para Isaque, e uma descendência.

c) Barnabé foi uma ponte poderosa na vida do Ap. Paulo, sem ele Paulo nunca teria acesso aos Apóstolos em Jerusalém ( Atos 09:26-27 ), por causa dessa ponte, Paulo se tornou o evangelista aos gentios e nós tivemos acesso ao evangelho e a uma doutrina extraordinária.

Exemplos de muros :

- Um dos exemplos mais interessantes e inteligentes são os magos do oriente ( Mateus 02:01-12). Observe que no verso 07 Herodes pede a eles que sejam pontes, ou seja, que ao encontrar o menino Jesus o avise de sua localização para que tenha acesso a Ele, mas os magos decidem ser muros, e não informam a Herodes onde Jesus estava, sendo muros de proteção para o menino, separando Herodes da criança. Essa decisão precisa dos magos garantiu o bem estar daquele que um dia morreria por todos nós, inclusive eles. Também é importante notar que os os magos são guiados por uma estrela que só é vista por eles, isso explica o fato de que Herodes mesmo após ser informado pelos magos de que eles estavam seguindo a estrela, não pode segui-la, acabando por ficar ele Herodes e toda a cidade atônito com isso. Também explica o fato de que os magos ficam felizes e se alegram com a estrela, pois apesar de haver estado no meio de pessoas que estavam completamente contaminadas com a falta de fé do Messias, eles entraram e saíram sem se contaminar, ou seja , ainda viam a estrela.

3  E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.

10  E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.

- Em Marcos 01:44-45 vemos o inverso, Jesus havia pedido ao leproso para que fosse muro, ou seja não comentasse com ninguém o que havia acontecido, mas o leproso sem entender a importância do pedido de Jesus, conta a todos tornando-se ponte, dando acesso a Jesus quando ainda não era a hora. Isso resultou no fato em que Jesus não pode mais entrar naquela cidade, resumindo-se a ficar no deserto fora da cidade.

- Mardoqueu também foi um muro protetor ao rei Assuero a ponto de haver descoberto uma conspiração para matar o Rei, e decidiu ficar a porta do quarto do rei montando guarda como um muro para que o Rei não fosse morto. ( Ester 02:21)

Pontes e Muros são posturas e posicionamentos que devemos assumir diante de tudo que apresenta-se a nós, sendo situações físicas ou espirituais. O que não podemos é ficar paralisados, neutros, vendo as coisas acontecerem imaginando que não seremos responsabilizados, sejamos a Igreja Ousada, corajosa e forte, que age com inteligência e planejamento, consciente do que foi salva para ser e fazer.

1.0   Definição?

1.1) Pontes

- Pontes fala de posicionamento, uma ponte tem como missão primordial dar acesso, ligar, uma pessoa a outra pessoa. Deus nos fez com uma necessidade entre tantas, a de precisarmos uns dos outros, ninguém é auto suficiente em si mesmo, todos precisam uns dos outros, essa maneira de Deus ver o homem se expressa no fato de que a Igreja é um Corpo composto por vários homens e não um único homem. O isolamento nunca foi a intensão de Deus para o homem, afinal se olharmos o conceito de família e descendência veremos que sozinho o homem não pode ser família, não existe família de um só, ou pai sem filhos. Ao dar ao homem a capacidade de se reproduzir  Deus fez dele um ser socialmente dependente de relacionamentos.

- Algo importante a saber sobre ser uma ponte na vida de pessoas, é saber quem ligar a quem. Por exemplo: O que você diria se soubesse que através de um colega ( ponte ), seu filho tivesse acesso a um relacionamento com um traficante? É claro que não ficaria nem um pouco confortável! Existem pontes boas e pontes ruins, e o que define o tipo de ponte, é a motivação do coração no momento da ligação. Sabemos como o mundo das drogas pode ser devastador na vida de um jovem. Cumprir a missão como ponte não é apenas ligar as pessoas aleatoriamente, mas fazer isso de forma inteligente, consciente, planejada. Pessoas certas para as pessoas certas, cada pessoa tem uma característica que muitas vezes pode ser encontrada em outra, o Cristão ponte Inteligente sabe ligar o jogador de futebol com o jogador de futebol e não com o lutador de sumô, essa pode não ser uma boa combinação. A ponte inteligente é aquela que busca ligações encontrando algo em comum nas pessoas, isso está lá, bem lá dentro, em alguns isso é aparente em outras está um pouco mais escondido, mas está lá, foi Deus quem colocou. Um dom, uma habilidade profissional, um hobby, uma maneira de ver a vida e o mundo a sua volta, sempre há alguma coisa. O casamento é um exemplo bom disso, pense nas coisas que você tem em comum com o seu cônjuge, isso fortalece e torna o casamento duradouro. Ao observarmos os Cinco Ministérios de Efésios 4 podemos entender bem como Deus opera agrupando e intercalando as habilidades de sua equipe na Terra.

- E disse Abraão ao seu servo, o mais velho da casa, que tinha o governo sobre tudo o que possuía: Põe agora a tua mão debaixo da minha coxa,........( Genesis 24:01-14)

O servo de Abraão recebeu uma importante missão, encontrar a mulher certa para Isaque o filho de seu senhor. Imagine o grau de complexidade encontrar a mulher certa para outro homem, sem ter a intimidade de ser o pai deste homem. Em algumas sociedades existe ainda uma cultura onde pais encontram cônjuges para seus filhos, e isso é uma tarefa que exige da ponte intimidade e conhecimento profundo sobre tudo a respeito do filho, sem falar nas condições emocionais envolvidas, podemos mensurar por aqui a dificuldade de Eliéser.

Podemos enumerar aqui pelo menos três coisas que podemos aprender com esta PONTE de grande precisão que foi o servo de Abraão, e que foi o segredo do sucesso de sua missão.

a) Fidelidade ao seu Senhor

b) Reconhecimento de sua incapacidade de cumprir a missão sozinho.

c) Escolher a ajuda de Deus para a missão.

a) Antes de sair o Servo fez um pacto com Abraão, Abraão já era velho e não podia mais viajar para escolher a esposa para seu filho, por isso confiou a tarefa a Eliéser seu servo mais velho. Dada a complexidade de algumas tarefas de nossas vidas onde nosso Senhor nos pede para ser PONTE, acabamos por desistir ou simplesmente abandonar cedendo as pressões do inimigo, quando fazemos isso não apenas traímos nosso Deus, mas também deixamos alguém esperando a ajuda. Quando Jesus nos enviou ( Mc 16:15 ) Ele nos fez PONTES que ligarão pessoas ao evangelho, Jesus espera que cumpramos nossa missão, sejamos como Eliéser não desistamos nunca não importa as circunstâncias.

b) O Servo sabia a sua estrutura, conhecia suas limitações, toda a PONTE deve reconhecer que não conseguirá cumprir sua missão sem JESUS, Observe o que o servo fez:

Gn 24:10  E o servo tomou dez camelos, dos camelos do seu senhor, e partiu, pois que todos os bens de seu senhor estavam em sua mão, e levantou-se e partiu para Mesopotâmia, para a cidade de Naor.11  E fez ajoelhar os camelos fora da cidade, junto a um poço de água, pela tarde, ao tempo que as moças saíam a tirar água.12  E disse: Ó SENHOR, Deus de meu senhor Abraão, dá-me hoje bom encontro, e faze beneficência ao meu senhor Abraão!

O segredo aqui é ir em nome do SENHOR.

c) Eliéser fez uma escolha, escolheu não fazer sua missão sozinho, ele escolheu envolver Deus em sua tomada de decisão, isso é no mínimo sábio. Um dos maiores motivos que levam os servos a desistir é o fato de que querem cumprir sua missão de PONTE com suas próprias forças. Esse é um erro que nos faz cansar, lembre-se : Deus nos dá missões para que percebamos que precisamos de sua ajuda para cumpri-las. Ainda que seu motivo seja nobre “Ser PONTE na vida de alguém”, não vale a pena ir sozinho, ir sem Deus. Pare seus camelos, ponha-os de joelho e peça ajuda a DEUS.

1.2) MUROS

Existe muito material filosófico e até teológico na internet reprovando a postura de muro, mas isto é um grande equivoco, afinal nem todo o posicionamento de um muro é ruim o que irá determinar se o muro é bom ou ruim, são fatores como:

- Quem ele separa?

- Porque ele separa?

- Ele está protegendo alguém? De quem?

A postura de Muro pode salvar vidas, observe por exemplo um berço de criança sem muros, o que ocorreria a noite? É claro que tudo isso é uma analogia, mas nos faz despertar para a discussão de que isso merece atenção, e não apenas repetição, apenas porque alguém disse isso em um avião ideológico.

Deus usa MUROS, é claro que Deus também derruba muros, mas Deus só derruba muros quando estes não servem ao seu propósito.

As vezes precisamos assumir a posição de Muros diante de uma situação onde precisamos separar algo de nós ou de alguém, para proteção. A palavra na Bíblia para isso é Kadosh, ( Separado ), é o conceito de Santo que conhecemos, ou seja, quando Deus quer que algo ou alguém seja só Dele, Ele o torna Kadosh separado para Ele, Santo.

Santidade é ter um muro que nos separa para Deus, ou seja Deus está do lado de dentro, e ser um muro que separa o pecado da sociedade a nossa volta.

Observe : "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós."  (Tiago 4 : 7)

Imagine um cão raivoso tentando entrar em seu quintal, andando de um lado para o outro, sem poder entrar pois há um muro que o impede. Assim deve ser nossa posição em certas situações, pensamentos, que tentam acessar nossa mente, família, e vida como um todo, precisamos resistir como um muro bem posicionado.

 

Tudo que quiser entrar em você ou passar por você, precisa de sua permissão. Nossa permissão nos compromete pois um dia seremos julgados pelo que permitimos ou não permitimos, por isso precisamos ser maduros e conscientes de nossas decisões e escolhas, estar sempre pautados na escritura sagrada e crer que o Senhor nos ajudará a resistir e expulsar invasores indesejados.

Twitter