Herdeiros da Promessa 08-03-2017

Herdeiros da Promessa

Gn 24:1-26

Introdução

Vemos neste texto um pequeno mais importante relato da historia de Isaque e Rebeca . Isaque     como conhecido era o filho da promessa de Deus para Abraão, era um canal pelo qual a promessa de “ Farei de ti uma grande nação ( Gn 12-2) ’’ passaria.

Durante nossas vidas somos encontrados por promessas divinas, algumas delas de extrema importância pois tocam não somente a nós , mas toca e muda as gerações futuras.

Abraão bem sabia disso, por isso quanto chegou a época de encontrar uma esposa para seu filho Isaque  ele foi criterioso em orientar seu servo Eliéser que recebeu a  responsabilidade desta missão.

Precisamos entender que existe dois âmbitos de promessas, as humanas e as divinas, e também que existem promessas condicionais e incondicionais, mas quem impõe as condições é o Autor a Promessa, no caso das divinas e o Senhor Deus.

O tempo e modo do cumprimento das promessas também é definido pelo autor, podendo ela ser prolongada devido ao nosso posicionamento diante dela.

1- Compreendendo o tempo

No versículo 01 vemos que o Patriarca Abraão já era velho, embora muito abençoado, tinha dois filhos sendo o mais moço Isaque (Filho da Promessa) ainda solteiro. Seu pai tinha recebido de Deus uma promessa como vimos na introdução acima, mas ainda Abraão não era pai de uma multidão. O que fazer então?

Abraaão entende então que já é tempo de seu filho constituir família, sabia que ele tinha papel importante para o cumprimento da promessa. Envia então seu servo Eliéser a buscar em sua parentela uma esposa para Isaque.

2- Zelo para que a promessa se cumpra com Excelência

Vemos que Abraão teve certos cuidados para a escolha de sua nora, não podia ser uma mulher Cananéia, alguém de onde ele vivia com seu filho, Muitos destes povos eram descendentes de Canaã, filho de Cam, neto de Noé (Gn 10:6,15),são descritos na Bíblia como grandes e poderosos, idólatras, supersticiosos, profanos e iníquos. Mais tarde em Dt 20.16,17 Deus manda destruir este povo. Que descencencia teria Isaque casando-se com alguém desse meio?

Ele manda seu servo busca uma nora do meio de sua parentela, descendentes de Sem, os Semiticos tenderam a procura pela retidão, buscavam encontrar um caminho que os conduzissem a Deus, dentro dessa linhagem é que Ele lhe dá instruções detalhadas de como deveria ser a esposa de Isaque. Era uma missão importante  para os pais daquela época, encontrar a esposa ideal para seus filhos,e ele reconhecia que não era capaz sozinho, que somente Deus poderia ajuda-lo nesta missão VS. 07. (Um homem pode herdar dos seus pais casa e dinheiro, mas somente o SENHOR pode conceder uma esposa sábia.Pv 19:14).

Isaque poderia casar com qualquer mulher, mas com certeza geraria muitas dores de cabeça e colocaria em grande risco o cumprimento da promessa.


3- Deus nunca falha em suas promessas

É maravilhoso poder confiar em uma promessa de Deus, isso nos traz segurança, paz. A fé nas promessas nos levam a ir adiante, prosseguir. As vezes ficamos tão empolgados que metemos os pés pelas mãos e comprometemos o cumprimento da mesma, e por vezes nos justificamos dizendo que foi da vontade de Deus que assim acontecesse.

Abraão quase fez isso com a promessa de Deus.

Deus deu condições para a promessa, ela era condicional “Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai Gn 12:1”. Neste capitulo de Genesis vemos que Abraão cumpri parte da condição e leva com ele seu sobrinho Ló, um parente. O escritor dá ênfase a esta atitude de Abraão pois muitas dores de cabeça como falamos no tópico anterior ocorreram , quando enfim ele se afasta de Ló Deus reafirma sua promessa (Gn 13:14-16) . Outra atravessada de Abraão foi em ouvir sua mulher Sara e ter um filho, Ismael com Agar tentando interferir no modo e tempo de Deus para cumprimento da promessa, a conseqüência disto nos chega até os dias de hoje com as desavenças entre Arabés e Judeus.

A fé e a obediência vai definir o cumprimento no tempo e modo correto que esta no coração de Deus. Para que por duas coisas imutáveis, nas quais é impossível que Deus minta, tenhamos a firme consolação, nós, os que pomos o nosso refúgio em reter a esperança proposta;
A qual temos como âncora da alma, segura e firme, e que penetra até ao interior do véu,
Hebreus 6:18,19

4- A promessa não permite retrocessos

Nos versículos 4 e 5 vemos uma questão interessante, Abraão quer que o servo vá buscar a esposa para Isaque em sua terra mas não quer que de jeito algum Isaque volte aquela terra.

O apostolo Paulo deixa bem claro isso, não foi fácil para ele deixar sua vida, seu estatus, suas convicções, mas ele tinha conseguido e agora so tinha uma opção pra ele , seguir em frente : Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Filipenses 3:13

Abraão sabia o quanto foi difícil para ele sair daquela terra, de sua parentela. Foi um avanço muito grande pra ele e seria um prejuízo enorme para Isaque retroceder. A promessa tem um caminho e precisa ser cumprida dentro dele.

Lá traz sempre terá algo muito atraente nos chamando, tentando nos fazer tirar os olhos da promessa, do alvo.

Retrocessos nos fazer perdem tempo, gastar forças e muitas vezes nunca mais conseguimos retomar o caminho, seguir em frente.

Devemos sempre em frente e em um ritmo crescente, pois a cada minuto que passa pode ser decisivo na podium.

Vemos exemplo de um atleta, sempre tentando superar sua marca de tempo. Quando a corrida começa ele tem um ritmo lento, sempre em frente, jamais parando ou retrocedendo, conforme ele cumpri o objetivo proposto vai acelerando ate chegar no alvo. Não se vê ele olhando para os adversários ou preocupado com o que ficou pra trás, mas se esforçando pra se superar. Qualquer distração pode ser fatal.Temos o exemplo da mulher de Ló, olhou atrás e virou uma estátua.

Pessoas que costuma retroceder em seus planos, tornam-se frutados, triste desanimados, sem sonhos, verdadeiras estatuas. As promessas nunca se cumprem neles, pois perdem o foco e por conseqüência a fé.

Quanto mais quando retrocedemos nos planos de Deus, Ele não se agrada de que retrocede .                 Quando cometemos esse erro declaramos que não confiamos Nele e isso é uma ofensa grande a Ele.

Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.
Mas o justo viverá pela fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.
Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Hebreus 10:36-39

Conclusão

Somos herdeiros de muitas promessas, algumas delas foram feitas a nossos pais, mais por alguma atitude por parte delas não se cumpriram, elas nos alcançam e depende de nós permitirmos-la se cumprir, outras foram feitas diretamente a nós.

Algumas promessas bíblica foram feitas ao próprio Abraão e nos alcançam nesses dias. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.Gn 12:3

Outras foram feitas aos profetas, apóstolos, a igreja primitiva, e da mesma forma nos alcançam. Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar. At 2:39.

O que definira o cumprimento serão a Fé e Obediência de minha parte. Preciso entender o tempo e modo, estar atenta as condições, e disponível a renunciar em prol delas. Afinal vivemos e somos alimentados pelas promessas, e a maior delas e que se cremos e aceitarmos no sacrifício do Filho de Deus teremos a salvação e viveremos eternamente com Ele em um Céu de Glória.

E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna.IJo 2:25

Como fala o hino da Harpa:

Firme nas promessas do meu Salvador,

Cantarei louvores ao meu Criador;

Fico na dispensação do Seu amor,

Firme nas promessas de Jesus.

Firme, firme,

Firme nas promessas de Jesus, o Cristo;

Firme, firme,

Sim, firme nas promessas de Jesus.

Firme nas promessas, hei de não falhar,

Quando as tempestades vêm me assolar;

Pelo verbo vivo, hei de batalhar.

Firme nas promessas de Jesus.

Firme nas promessas, sempre vejo assim,

Purificação no sangue, para mim;

Plena liberdade em Jesus sem fim.

Firme nas promessas de Jesus.

Firme nas promessas do Senhor Jesus,

Em amor ligado com a Sua cruz.

Cada dia mais alegro-me na luz.

Firme nas promessas de Jesus.

 

Apa. Marcilene de Oliveira Casburgo

 

Twitter