Disponibilidade 06-07-2016

Disponibilidade

Introdução:

A humanidade está passando notoriamente por uma crise global que se divide em vários ramos distintos entre si, mas aqui quero destacar um que me parece estar causando um mal generalizado, porém tem passado despercebido entre muitos, pois é um problema silencioso que não é notado pela maioria das pessoas.

Apesar de a maioria das pessoas passarem a maior parte do seu tempo durante o  dia ocupados com algo, não quer dizer que foi produtivo do ponto de vista prático para sua vida. Existem pessoas que trabalham a vida toda e não chegam onde gostariam de chegar, não fizeram o que gostariam de fazer, existem outras que nem descobriram o que nasceram para fazer e sua vida sem propósito lhe dá muito trabalho, é trabalhoso andar fora da estrada por isso muitas pessoas vivem como se estivessem andando em círculos  pois apesar de você viver fora do propósito não quer dizer que o propósito não exista, o propósito é aquilo para o que você nasceu, tudo que existe , existe para fazer algo, tudo no universo está conectado e tem uma função. É fácil entendermos isso quando observamos alguém usar uma faca de serra ( usada para cortar pão), para cortar um bife. Você pode até realizar a tarefa, mas ela nunca atingirá o objetivo, o trabalho nunca sairá bem feito, e a qualidade será prejudicada, com certeza você não gostará do resultado final. Assim é a vida, se você não estiver disponível para fazer o que nasceu para fazer, fará coisas mas no final não atingirá o objetivo daquele que o criou, lembre-se alguém o criou e lhe deu a vida, um dia ele lhe perguntará o que houve com o bife?

A sua ocupação determina algumas respostas em sua vida, por exemplo, para quem você trabalha? O que você produz?

O fazer é muito mais profundo do que realizar uma atividade industrial ou comercial, sua verdadeira atividade é aquilo que você não para de fazer nem mesmo quando está de folga, é aquilo que está acima do dinheiro e de todo o sistema humano e está em tudo que você pensa e é, fala de seu posicionamento diante das situações do dia a dia e faz com que você de respostas como: Vou ou não ao culto? A Igreja é importante para mim? O que eu direi aos meus filhos quando eles quiserem se embriagar? O que direi a minha filha se ela quiser abortar? O que faço se meu filho diz estar vendo sombras estranhas em casa? O que digo aos meus filhos quando alguém morre? Minha família serve a Deus ou ao Diabo? Se o Diabo não existe quem faz um menino de 10 anos tentar matar policiais como vimos a pouco no noticiário? O que faço se minha esposa quiser ir embora?

As respostas corretas estarão em você, se você estiver disponível para fazer o que nasceu para fazer, para trabalhar para quem te criou e sabe porque te criou e para quê!

Quem trabalha para o Diabo está indisponível para Deus, e vice e versa, por isso pense: Quem é seu chefe? O que você tem feito para Ele? Deus tem um plano e para isso te criou, Ele pode contar com você? Ou você está muito ocupado trabalhando para outro?

Estar disponível para Deus lhe dá a garantia de que ele sempre estará disponível a você, existem pessoas que querem que Deus lhe ouça e atenda seus pedidos, mas não estão dispostas a ouvi-lo nem atende-lo, Deus é um Deus justo e apesar de estar interessado em você determinou um tempo para que você entenda e se disponibilize, caso contrário haverá um dia em que você não poderá mais contar com ele. Veja o exemplo de Satanás, ele trabalhava para Deus, e de repente decidiu não trabalhar mais, e hoje não pode mais contar com Deus em seus momentos difíceis. Abra seu coração, reflita e se disponibilize, ouça a voz do Senhor te chamando dizendo: Venham e trabalhem na Seara, pois poucos são aqueles que estão trabalhando corretamente.

Se você disser sim! Saiba que você é fruto de orações de muitas pessoas que oram assim:

Mateus 09:37  Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.

38  Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

Entendendo a disponibilidade.

Estar disponível é um estado, uma condição humana. Do ponto de vista físico é estar desocupado, estar sem fazer nada.

O que quero explorar é a condição espiritual, no mundo espiritual não ficamos tanto tempo desocupados como no mundo físico, isso se dá porque no mundo espiritual você é um território e existe uma guerra para ocupar você, você é alvo de disputas entre Deus e o Diabo, ambos querem ocupar você! Observe como uma pessoa não fica desocupada por muito tempo : Mateus 12:43-45 com ênfase em : Então vai, e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

O que vemos aqui, é uma situação de ocupação, o Espírito imundo foi expulso do corpo de uma pessoa, logo a casa ficou limpa e adornada, mas por não estar ocupada por Deus, ela ficou vazia, ou seja ficou disponível para o demônio e ele voltou e levou mais sete com ele. O objetivo de levar mais sete é reforçar o exército demoníaco para que não seja mais vencido e desalojado e não seda o território para o Espírito Santo. Diferente de Cristo o diabo não respeita regras, enquanto Cristo espera na porta para ser atendido (Ap 03:20), o diabo entra sem ser convidado, cabe a você escolher que vai lhe ocupar.

Existe uma diferença muito grande em estar disponível no mundo físico e disponível no mundo espiritual, no mundo físico você pode se recusar a trabalhar ou seja a ser ocupado em um afazer qualquer, no mundo espiritual se você se recusar a ser ocupado pelo Espírito de Deus e fazer sua obra, você será invadido pelos demônios. Isso acontece porque o Diabo precisa de um corpo para realizar suas tarefas, logo não há como ficar vazio por muito tempo.

Ser ocupado nem sempre quer dizer estar possesso, um Rei pode governar em um lugar sem estar lá, desde que suas leis e seus comandos sejam obedecidos lá, isso já caracteriza uma ocupação. Podemos ver isso claramente no teu trabalho, o que você faz, faz obedecendo o comando de alguém que muitas vezes nem ali está, mas ele ocupa você com suas ideias e comandos, ele é capaz de determinar até que horas você vai almoçar, descansar, e ir embora , tamanho domínio ele tem sobre você ali. No mundo espiritual funciona do mesmo jeito, o Diabo não estava no corpo de Eva, ele estava no corpo da serpente, mas suas ideias, sugestões, pensamentos estavam em Eva, a ponto de ela levar a morte para o marido. Muito estão levando a morte para sua casa sem perceber que tiveram sua mentes invadidas pela serpente.

Pense : Em João 04:23 Deus procura pessoas para o adorar, o que você acha que o Diabo fica fazendo?

Existem aqueles que pensam trabalhar para si mesmos, mas a palavra nos diz que o mundo jaz no maligno ("Sabemos que somos de Deus, e que todo o mundo está no maligno."  (I João 5 : 19) Esse texto nos revela que ou somos de Deus, ou estamos no mundo e o mundo tem um proprietário ou gestor o Maligno, então quem não está disponível para Deus está ocupado com o Diabo, ainda que não perceba isso.

E não é difícil se enganar nesse caso, afinal leia Mateus 07:22 e veja como aquelas pessoas estavam redondamente enganadas, trabalharam para o senhor errado pensando que trabalhavam para Deus. Existem pessoas que estão desviadas, mas se justificam dizendo que não estão! Mas para quem elas trabalham? Veja em Mateus 21:28-32 Um filho disse que ia trabalhar na vinha, mas na verdade não foi! Esse é o discurso do desviado, ele diz que vai trabalhar para Deus, alguns até dizem que estão trabalhando para Deus mas não vão! A vinha é um lugar específico um campo organizado onde existe momento de colher e plantar, ninguém trabalha em uma vinha sozinho!

Não há vida fora do Corpo! O Corpo é a Igreja! Jesus vem buscar uma Igreja, não uma única pessoa! Existem pessoas que emprestam sua mente para o Diabo, porque estão a serviço dele e não percebem, destilam um discurso sem fundamento na escritura, como pode alguém ser Igreja sem ter comunhão com Cristo e os irmãos? Olhe o que Jesus diz sobre isso para que você esteja em Cristo e Ele esteja em você é necessário comer Dele: João 06: 51-56.

Como sustentar o discurso que sou de Cristo se não me alimento Dele? Mentes tem sido capturadas pelo Diabo e isso tem produzido discursos bonitos, mas mortais.

Se você não trabalha para Cristo olhe isso : Lucas 11:23 Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

A segunda parte do versículo fala de trabalho ( ajuntar e espalhar ), fica claro que ou você trabalha para Deus ajuntando, ou você trabalha para o Diabo espalhando. Muitos não tem percebido que quando deixaram de trabalhar para Deus seu território foi invadido pelo inimigo. Se Eva soubesse que sua mente estava sendo invadida nunca teria ouvido a serpente, ao ouvirmos outro mentor somos invadidos pelo veneno, e o primeiro sintoma é deixar de trabalhar na obra de Deus, depois vem a perca da comunhão ( não estamos mais no culto adorando), e depois perdemos a salvação ( não comemos mais do corpo e do sangue).

Quando alguém está nesta situação precisa se arrepender, e voltar a estar disponível para Deus imediatamente, deixe Deus ocupar todos os espaços em sua vida!

A indisponibilidade de Adão

Genesis 02:15 e 03:08-10

Adão recebeu de Deus um trabalho, no Reino de Deus todos precisam trabalhar, todos trabalham! Adão precisava lavrar a terra e guardar ela, isso é trabalho! Deus não quer ociosos em seus jardins, Deus não nos criou para ficarmos desocupados.

A questão é que em dado momento da vida de Adão e Eva eles decidiram deixar de serem ocupados por Deus e quiseram ser ocupados pelo Diabo, Eva logo depois de haver desobedecido a Deus ao comer do fruto proibido recebeu logo uma incumbência: Faça discípulos! O que é fazer discípulos? É fazer com que alguém esteja na mesma condição que você, trabalhando para o mesmo chefe. Veja que Eva logo fica incumbida de um trabalho, Adão não foi até a árvore, Eva levou o fruto até ele, ela realizou um trabalho, ela já estava ocupada pelo diabo e indisponível para Deus.

O pecado nos ocupa, ele ocupa nossa mente, e gastamos muito tempo pensando no pecado e em seus meandros. Imagine um assaltante de banco, ele leva meses pensando em como fazer, e depois leva meses tentando se esconder, e depois leva meses preso, ocupado pelo Diabo, indisponível para Deus.

Veja que Deus tinha dado trabalho a Adão, por causa da mudança de patrão ele para de lavrar a terra, e de protegê-la e pelo contrário por causa dele a terra que ele devia proteger da maldição, e amaldiçoada por sua causa. (Gen 03:17-18)

Enquanto Adão estava trabalhando para Deus ele sempre tinha um momento de discipulado particular com Deus ele estava disponível para Deus, mas naquele dia em que ele mudou de patrão Deus desceu e ele não estava disponível! Ele estava atrás de uma moita com seus pensamentos a serviço do pecado, observe que ele diz estar com medo, o medo rouba nossos pensamentos e faz nossa mente trabalhar para ele pensando exclusivamente na punição que nos será dada ( I João 04:18).

Pense nisso o Criador de todo o Universo quer falar com você, quer saber como andam os trabalhos que ele te deu para fazer, e no dia em que ele deixa o céu e desce para te ver, você dá o bolo, não vai, está indisponível, está ocupado demais com seus pensamentos, problemas, dificuldades, justificativas e fica atrás destas moitas achando que Deus não vai te achar. No verso 08 de Genesis 03 eles ouviram a voz de Deus, o que será que Deus estava dizendo? Quem sabe coisas bonitas como um cântico alegre, e quando eles ouviram eles se esconderam, mas no verso 09 Deus chama Adão! Ou seja Deus havia chegado no local do encontro, no local marcado, no horário marcado, e agora seu chamado era de ira e seu comando era impossível de não ser respondido, Deus estava cansado de esperar, ele Grita : ONDE VOCÊ ESTÁ??

Chega um momento em que Deus olha para aquilo que você fazia, e vê que você não está fazendo mais, ele vê que o trabalho está por fazer e você não está onde deveria estar, então ele Grita : Onde você está??? E você é obrigado a sair da moita, pois ninguém resiste a ordem de Deus, você sairá da moita, ainda que seja para receber as punições e ser despejado do jardim, pois ninguém consegue se esconder do ETERNO!

A disponibilidade de Noé.

Genesis 06:05-22

Nos dias de Noé vemos uma situação muito interessante e que nos chama a atenção, Deus estava determinado em destruir os seres vivos, e algumas observações que Deus faz a respeito do que ele via são muito reveladoras:

A) Todos os pensamentos do homem eram maus continuamente ( verso 05)

Na Bíblia A Mensagem  escrita por Eugene Peterson este verso é bem peculiar:

O Eterno viu que a maldade humana estava fora de controle. Desde cedo, de manhã, até a noite, as pessoas só pensavam no mal e só maquinavam a maldade. O Eterno lamentou ter criado a raça humana. Estava muito triste e, então, decidiu: “Vou me livrar dessa minha criação que se corrompeu. Vou dar um fim a tudo: pessoas, mamíferos, cobras e insetos, aves, tudo que criei. Estou triste por tê-los criado”.

A pergunta é porque Deus estava tão furioso? Perceba que o homem estava completamente indisponível para Deus, Deus não tinha acesso aos pensamentos do homem, eles estavam ocupados demais pensando em fazer coisas más, gastando todo o tempo de suas vidas desde a manhã até a noite pensando em fazer coisas que não eram para Deus, eles estavam ocupados demais para trabalhar para Deus, para pensar em Deus.

O Apóstolo Paulo adverte os irmãos de Colossos a gastarem seu tempo pensando em coisas de Deus, ( Col 03:02)

Como estão seus pensamentos? No que você pensa? Você só pensa em você mesmo? Cuidado , você pode estar trazendo os dias de Noé para sua vida.

B) No verso 11 e 12 vemos mais um exemplo de totalidade, ou seja tudo e todos estavam ocupados, e não havia espaço para Deus na vida deles, todos estavam indisponíveis para Deus.

Violência, esse termo conhecemos bem, ele é descrito no verso 11 claramente, mas no verso 12 diz que eles haviam corrompido seu caminho, o que isto significa?

Para entendermos isso precisamos recorrer as palavras de Jesus no NT que complementam as informações informando-nos o que gênesis não diz:

Lucas 17:26  E, como aconteceu nos dias de Noé, assim será também nos dias do Filho do homem.27  Comiam, bebiam, casavam, e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e veio o dilúvio, e os consumiu a todos.28  Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam;29  Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma choveu do céu fogo e enxofre, e os consumiu a todos.30  Assim será no dia em que o Filho do homem se há de manifestar.

Observe com o que eles estavam ocupados, comida, bebida, o que isso quer dizer? Isso fala de necessidades básicas que eram postas acima de tudo, todos temos necessidades mas precisamos entender que elas não podem nos tirar da dependência de Deus, e nem nos afastar dele, pois o que você come e bebe é fornecido por Deus. Lembre-se uma empresa pode engarrafar água, mas não pode produzi-la! Deus é que dá água a você!

Moody em seu comentário de lucas  pg 77 disse:

27. Comiam, bebiam, casavam. Essas coisas não eram erradas em si mesmas, mas a preocupação das pessoas demonstrava que elas viviam em um plano inteiramente materialista, sem um pensamento para Deus. O juízo do dilúvio apanhou-as despreparadas.

Casavam-se e davam-se em casamento, quer dizer que eles divorciavam-se sem se preocupar com as consequências da destruição das famílias. Em uma sociedade quando a família passa a sucumbir a sentimentos como egoísmo e falta de amor, as pessoas passam a não mais servir a Deus, trabalhar pra ele, ou estar disponíveis para ele. Pense : Quando alguém vai se casar ele procura Deus, vai até um pastor e diante da Igreja jura fidelidade, isso porque Deus tem espaço em sua vida, mas quando alguém se separa, geralmente o pastor a Igreja, e nem mesmo Deus é consultado, isso porque a separação é o resultado de um afastamento de Deus, e um descrédito a sua palavra.

Agora é importante notar que em Genesis 06:14 vemos uma palavra hebraica muito importante sua pronuncia é “lecha”, e sua tradução é “para-ti”.

Ela se refere ao momento em que Deus diz a Noé para fazer a arca, e ele revela que a arca era para Noé!

Ou seja Deus encontrou alguém disponível para trabalhar para Ele, para pensar Nele, para priorizar a Ele. Noé dedicou tempo, foram quase 100 anos para construir a arca, ele ficou focado no projeto dado por Deus, enfrentou lutas, desafios, mas não desistiu , pois havia uma obra a ser feita, e quando terminou recebeu o direito de levar sua família junto. A Arca era para Noé não para sua família, mas porque ele estava disponível Deus o abençoou de modo que pode levar sua família.

Deus só precisa de uma pessoa disponível para que sua família seja salva e esse alguém pode ser você. "E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa."  (Atos 16 : 31)

Jesus estava e está até hoje disponível para você, é ele que atende quando você chama, não deixe de atender ao chamado do Senhor, venha para esta grande obra, e trabalhe para Deus, que o Senhor vos abençoe!

Mateus 09:37 Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.38  Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.

"Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"  (Mateus 28 : 19)

 

"Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor."  (I Coríntios 15 : 58)

Twitter