Toda Escritura 06-05-2015

"TODA ESCRITURA"

2 Timóteo 3:16-17

Introdução

É obvio que o modelo da igreja é Jesus Cristo, o nosso Senhor. Mas a pergunta que fica, como isso é possível, qual é fórmula do êxito de Cristo Jesus o nosso Senhor na vida das pessoas, sendo que morreu mas, seus ensinamentos permanecem.

Meditando sobre isso, encontra-se Jesus como filho de Deus, e como filho do homem. Como Deus, o Senhor escreveu o modelo do seu êxito, a escritura, como homem veio e o cumpriu.

O Senhor Jesus é modelo de obediência, Ele criou um modelo, foi fiel, e determinado em cumprir, como está escrito; "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir" (Mateus 5:17).

Pra entender com mais profundidade, o êxito do Senhor Jesus na sua obra no cumprir, observa-se que foi extremamente zeloso por cada i e til proposto na "escritura", e disse:"Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, até que tudo seja cumprido" (Mateus 5:18).

A chave do êxito do Senhor Jesus como homem, foi seu comprometimento em cumprir "a escritura", a qual como filho de Deus tinha escrito.

Hoje a igreja tem cortado a comunicação com Deus, quando não cumpri o modelo já determinado, pois Jesus é a  referência exata do modelo, porque disse:     "Eu sou o caminho,"a referência corporal", a verdade, "a referência racional" e a vida "a referência de êxito", ninguém vai ao Pai se não por mim, a referência de comunicação" (João 14:6). Neste texto, Jesus se refere, como a único modo de se comunicar com o Pai.

Apóstolo Paulo sabendo disso,  escreve para  seu discípulo, Timóteo, consolidar a escritura como a única fonte para o homem ser perfeito diante de Deus, dizendo: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra". (II TIMÓTEO  3:16-17).

Concluo que, a igreja volte viver a escritura  já consolidada pelo Senhor Jesus na cruz do calvário. João 19:30 está escrito: "Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito".

A regra é justa, (Toda escritura). Assim, de Gênesis a Apocalipse, fomos chamados para cumprir toda a justiça. Disse para João Batista; "Jesus, porém, lhe respondeu: Consente agora; porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele consentiu". (Mateus 3:15).

Jesus, é o modelo que temos que seguir. É o dever da igreja copia-lo, pois disse: "Não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.  Basta ao discípulo ser como seu mestre, e ao servo como seu senhor." (MATEUS  10:24 e 25).

Jesus conclui, que a Palavra de Deus, é a única arma que revela os segredos do homem de dentro para fora. Disse: "Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão da alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas". (Hebreus 4:12-13).

Empenhar-se na Palavra de Deus, é viver valores eternos.

*INSPIRAÇÃO DIVINA - FACULDADE CRIADORA

DESLOCAMENTO - Na geografia - movimento da crusta terrestre que altera a estrutura original dos terrenos sedimentares e provocar novas formas topográficas.

1º –  ALTERAR A ROTINA.

*Vinde – auxiliar ( As pessoas gostam de se sentir útil )

Mateus 4:19 Disse-lhes: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.

*Chamou – convidar(As pessoas gostam de serem lembradas )

Mateus 4:21 E, passando mais adiante, viu outros dois irmãos,Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, no barco com seu pai Zebedeu, consertando as redes; e os chamou.

Conclusão:

Jesus Cristo é modelo de deslocamento de pessoa. Ao lermos                    Mateus 4:18 e 19, é difícil entender como, um homem aparece do nada, chega pra dois pescadores, realizando sua labuta e diz: "Vinde após mim, e eu farei pescadores de homens". 

O título do dialógo de Jesus com os pescadores é o que fez a diferença no movimento da estrutura da vida de pesca que tinham. Pois criou uma expectativa diferente, a qual não estavam acostumados a executarem em seu cotidiano; "Serem pescadores de homens". Isso fez com que seguissem. (Versículo 20).

Seguindo sua caminhada, como o Senhor convenceu outros dois pescadores Tiago e João, em Mateus 4:21? Da forma mais prática e objetiva. Atraiu-os com Pedro e André, pois exerciam influência na vida de Tiago e João, por isso que foi fácil o acesso a eles. Só bastou uma palavra, e eles os seguiu. (Versículo 22).

2º –  PROVOCAR NOVO PROCEDIMENTO.

*Segue-me – acompanhar; deixar; vender; morrer ( As pessoas gostam de companhias que as desafiem )

-Acompanhar

MATEUS  9:9 Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

JOÃO  1·43 No dia seguinte Jesus resolveu partir para a Galiléia, e achando a Felipe disse-lhe: Segue-me.

-Deixar

MATEUS 8:21 E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22 Jesus, porém, respondeu-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus próprios mortos.

-Vender

MATEUS  19·21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.

-Morrer

JOÃO   21·19 Ora, isto ele disse, significando com que morte havia Pedro de glorificar a Deus. E, havendo dito isto, ordenou-lhe: Segue-me.

Conclusão:

A técnica do "segue-me", é estar em movimento. Pra alguém te seguir você precisa ser uma pessoa ativa, mas consciente das suas ações e usando isso pra aproximar a multidão de você.  Assim a multidão te seguindo respalda a sua capacidade de influência, e estabelece a sua identidade como modelo a ser seguido. Para reflexão, a multidão de Jesus é doze, doze vale mais que o mundo inteiro. Ser doze de Jesus, é ser consciente que precisa; Acompanhar, deixar, vender, e morrer.

*PROVEITOSA - DAR UMA NOVA UTILIDADE PARA ALGUÉM

EXISTÊNCIA - É aquele que existe verdadeiramente,  e pelo  seu  modo  de viver torna aquilo que não existe, realidade.

1º – Bem-aventurado: muito feliz.

MATEUS  5:11 Bem-aventurados sois vós,  quando  vos  injuriarem   e  perseguiram  e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa.

O Senhor estabeleceu quatro niveis de felicidade na sua obra:

a) Injuriar: Ofender com ações ou palavras.

b) Perseguir: Ir ao encalço; importunar constantemente; causar incômodo; impor castigo; impor tormenta.

c) Mentir:Afirmar aquilo que se sabe ser falso; negar o que se sabe ser verdadeiro.

d) Disser todo mal: tudo o que prejudica, fere e incomoda. Aquilo que contrário ao bem.

Essas são as etapas que temos que passar, sendo muito feliz. Hoje não se prega mais sobre esses desafios. Pois as mensagens são de cunho intelectual, não mais de cunho prático. O prático revela as verdades bíblicas o intelectual as camufla.

2º – Sal: usado no tempero e conservação de alimentos.

MATEUS 5:13 Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.

No sentido figurado insípido é: Ausente de atrativos, sem espírito, pouco interessante, sem alegria, sem graça, monótono.

3º – Luz: o que ilumina e torna em evidência.

MATEUS 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; 15 nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa.

Quando chegamos em algum lugar escuro e ligamos o interruptor, acontece dua reação: Iluminar o local para poder se localizar e depois identificar quem está ocupando o local que você está.

4º – Jugo: sentido figurado: relação construída por obediência.

MATEUS  11:29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

Para manter uma relação no princípio da obediência, você precisa passar  a ter conhecimento da personalidade do companheiro a qual vai caminhar junto. Jesus se antecipou com aqueles que querem caminhar com Ele, disse: "Sou manso e humilde de coração".

Conclusão:

A nossa existência se estabelece no mundo como verdadeira, quando nos dispomos a viver as realidades da vida que Jesus nos condiciona através de sua Palavra.

A Palavra de Jesus só torna proveitosa dentro dessa existência, quando a utilizamos para cumprir a sua vontade. Assim cumprimos o que Ele deixou a "escritura".

*INSTRUIR - FORMAR O ESPÍRITO DE ALGUÉM COM LIÇÕES

AUTORIDADE - Personalidade que faz com que alguém tenha domínio sobre outro.

As fases da autoridade estabelecidas pelo Senhor Jesus, se relaciona diretamente com a nossa personalidade de nos impor em determinada situação, entendendo que a nossa ação é respaldada na sua Palavra.

As fases da autoridade segundo o entendimento que foi me dado, são:

-APTIDÃO – característica daquele que é capaz de realizar alguma coisa.

MATEUS 10:1 E, chamando a si os seus doze discípulos, deu-lhes autoridade sobre os espíritos imundos, para expulsarem, e para curarem toda sorte de doenças e enfermidades.

Autoridade sobre: Quando Jesus chamou os doze, Ele tinha a ótica exata dos seus discíspulos, a qual eram aptos para executarem o trabalho estabelecido. Jesus identificou que estavam prontos para estarem por cima de espíritos, doenças e enfermidades.

-CONTROLAR – reprimir o funcionamento de; impedir o avanço de.

LUCAS  10:19 Eis que vos dei autoridade para pisar serpentes e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; e nada vos fará dano algum.

Autoridade para pisar: Nesse ponto Jesus avança com seus discípulos para uma realidade ousada, a qual, os posiciona com a autoridade de controlar todo o avanço do inimigo, dentro de quatro esfera de poderes: Serpente, escorpião e poder do inimigo, e lhes garantindo a segurança.

-CRIAR – dar forma ou vida a.

MATEUS  28:18 E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra.19 Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; 20 ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

Toda autoridade: A personalidade que Jesus forja nos comissionados, é ter o cuidado de exercer a autoridade estabelecida, para formar discípulos, entendo que estão sob a cobertura da supervisão de sua autoridade.

Conclusão:

Quero fazer menção nessa conclusão a respeito do autoritarismo. Autoridade liberta vidas, autoritarismo escraviza.

Quando Jesus liberou sua autoridade para seus discípulos, tinha consciência que estavam aptos a realizar, prontos para controlar e forjados para formar.

A autoridade de Jesus é estabelecida na vida do discípulo, quando à usa para executar a vontade do Pai, mas quando o discípulo usa em benefício próprio, ele deixa da autoridade de Jesus, para caminhar pelo autoritarismo.

Caminhando por essa prática, torna-se um déspota, sendo assim um tirano, opressor, exercendo seu trabalho de maneira arbitrária.

Caminhar pela autoridade de Jesus, é se comprometer com o ide, e formar discípulos, tendo na consciência que Jesus está presente a todo instante.

 

*PREPARADO - HABILITADO PARA DESENVOLVER SUAS FUNÇÕES

REINO - Lugar onde alguém é Senhor absoluto.

*O reino de Deus dentro de nós.

LUCAS  17:21 nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.

*Arrependimento.

MATEUS  4:17 Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.

*Pregar o evangelho do reino.

MATEUS  4:23 E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do reino, e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

*Humilde de espírito.

MATEUS  5:3 Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus.

*Perseguidos por causa da justiça.

MATEUS  5:10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.

*Buscar o reino e sua justiça.

MATEUS   6:33 Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

*Mistérios do reino.

MATEUS  13:11 Respondeu-lhes Jesus: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado;

*O reino tomado a força.

MATEUS  11:12 E desde os dias de João,  o  Batista,  até  agora,  o  reino  dos  céus é tomado a força, e os violentos o tomam de assalto.

Conclusão:

Quando a semente do reino é plantado dentro de nós, acontece uma mudança no comportamento já estabelecido. Aquele que estava, sairá, pra ser ocupado pelo novo comportamento do reino de Deus. Mas só se estabelecerá na pessoa, se  priorizar esse comportamento na sua vida.

Quando ainda há interrupções entre o reino e aquele que o recebeu, é preciso reavaliar de que forma está sendo plantado o reino na sua vida. Porque as interrupções não pode impedir o reino de crescer dentro de você.

Quando uma pessoa não evolui no reino, é porque ele nunca esteve lá.

O que falta, é sermos inspirado divinamente por Deus para anunciarmos as escrituras, tendo a revelações, não teológicas ou psicológicas, mas sim para salvar vidas.

 

Pr. Juliano Neves Morato, 05 de maio de 2015

Twitter