Aprendendo a fazer Avaliações 04-02-2015

Rhema 04-02-2015 Ap. Emerson Casburgo

Aprendendo a fazer Avaliações

I Cor 11:28

Fazer as avaliações que precisamos fazer não é fácil, principalmente quando nos damos conta de que precisamos avaliar a nós mesmos, o que fazemos, as situações onde estamos inseridos direta ou indiretamente, as pessoas com quem nos relacionamos de perto e de longe, isso parece uma tarefa interminável e impossível, mas ela é possível e por demais necessária para o êxito de nossos relacionamentos e para o nosso bem estar como indivíduo. Você pode viver sem se conhecer, sem conhecer aos outros, sem saber o que está se passando a sua volta, sem interferir, opinar, ou se comprometer, mas isso não quer dizer que você irá cumprir seu propósito na Terra, nem que você irá alcançar a salvação, e muito menos que levará sua descendência a ter grandes chances de ter sucesso no Céu e na Terra. Deus quer que você tenha sucesso no Céu e na Terra, mas isso depende de suas avaliações nas diversas direções que já citei. Aqueles que vivem sem avaliações podem ser chamados de alheios, eles estão caminhando sem saber onde vão, como vão, de onde vieram, e o que fizeram ou devem fazer, fogem de relacionamentos pois dentro de um relacionamento avaliações são extremamente necessárias para que um se ajuste ao outro e vice e versa, se relacionam apenas de longe com a sociedade, governo, Igreja extraindo destes o que é necessário para viver, e não se sentem nem um pouco comprometidos em contribuir, pelo contrário reclamam da maneira como são tratados não avaliando que não fazem nada para contribuir com o melhoramento do sistema. Logo temos dois perfis definidos os avaliadores e os alheios, e a pergunta é: QUEM VOCÊ É?

No texto de 1ª Cor 11: 28 vemos uma advertência “ Examine-se ”, isso é muito sério pois desta avaliação irá depender a decisão de ter ou não comunhão com Cristo. Poucas pessoas prestam atenção a este texto, justamente pelo fato de que estão não apenas na Igreja, mas ao longo de toda a sua vida em todos os lugares  ALHEIAS, ao que fazem, como fazem, e quando fazem. Precisamos mudar esse quadro, não podemos viver uns ao lado dos outros sem perceber se estamos ou não, ferindo nosso irmão, não podemos andar por aí ferindo nosso Deus e depois nos esconder por trás da frase: eu não sabia, afinal essa frase devia sempre vir acompanhada de outra: Eu nem queria saber, porque essa é a intenção verdadeira do alheio: não saber , porque o saber compromete, faz pensar, nos envolve, nos liberta. Aquele que não faz avaliações ( os Alheios ), estão indo a passos largos para lugar nenhum e isso inclui boa parte da população da Terra hoje, pois avaliar dá trabalho, e as vezes algumas avaliações nos levam ao caminho da mudança, e mudar é um trabalho que poucos encaram nos dias de hoje.

1.1) Aprendendo a fazer avaliações: Quando você olha pra si mesmo, o que você vê? E quem você vê?

É fácil traçar um perfil do outro! Esposas são experts em dizer quem é, e o que é, seu esposo, e assim é com o esposo em relação a esposa, mas quando se trata de falar de si mesmo parece que fica mais difícil, e as vezes o que ouvimos é uma série de elogios tendenciosos a respeito de si mesmo, ou uma denúncia de um defeito pequeno, mas que logo vem acompanhado de uma justificativa: Eu sou assim porque ela é assim! As pessoas ficam meio desconcertadas quando ouvem a pergunta: Fale sobre você mesmo. Ou fale do que você fez.

Vamos ver alguém que fez uma leitura muito interessante de uma situação, e de si mesmo a ponto de sua avaliação sobre o seu coração bater com a avaliação que Deus havia feito, e isso salvou sua vida e sua descendência. Gênesis 20:1-18

Abimeleque havia buscado uma mulher para ser sua esposa, até aí tudo bem! Se sua futura esposa não fosse nada mais nada menos do que a mulher que deveria dar a Abraão o menino que seria o Filho da Promessa, do qual o povo de Israel e incluindo Jesus descenderiam dele. Mas o fato é que Abimeleque não sabia disso, ele nem sabia que ela era casada, ele foi vítima de uma conspiração de “meias” mentiras feitas por Abraão e Sara, que por não saber fazer uma avaliação correta da situação e de quem eram em Deus, e resolveram tomar uma decisão que poderia ter destruído o plano de Deus na vida deles, e de quebra poderia matar o Rei de Gerar ( Abimeleque ) e todo o seu Reino.

Genesis 20:7  Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.

Abimeleque desde o começo não foi Alheio, ele poderia ter dito: “ Foi só um sonho ”, mas não! Ele durante o sonho entra em um diálogo inteligente com Deus, Abimeleque sabia exatamente do que estava falando pois suas decisões eram pautadas em leituras e avaliações sobre si mesmo e sobre a situação na qual ele se achava, e não se esqueça que ele fez isso dormindo, sonhando.

1.2) As avaliações de Abimeleque sobre si mesmo bateram quando comparadas as avaliações de Deus sobre ele.

a) A 1ª Avaliação de Abimeleque, “avaliando a situação”. Abimeleque só soube que Sara era casada à noite em sonho, e isso se deu na mesma hora que soube qual seria uma das punições caso tocasse ela, que seria a morte dele e de tudo que era dele.

Genesis20

3  Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido.

7  Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu.

Eu disse UMA DAS PUNIÇÕES, porque na verdade a primeira punição já havia acontecido, mas falaremos sobre ela mais tarde, imediatamente.

Foi aqui que o Rei Abimeleque mostrou sua capacidade de avaliação da situação e de si mesmo. Observe o que ele diz para Deus com relação a situação eminente de morte para o seu povo: Senhor, matarás também uma nação justa?

Esta parte do verso 4 mostra que O Rei Abimeleque sabia fazer uma avaliação, sabia julgar, sabia fazer uma leitura correta a respeito de uma situação. Os Reis nesta época também atuavam como Juízes e isso fazia deles homens de grande percepção, atentando muitas vezes para detalhes que outros não viam, e Abimeleque usou isso a seu favor. Talvez você pense mas ele era Rei e eu não, por isso não tenho a obrigação de ver como ele viu. Lembre-se do que o Apóstolo João disse: "E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém."  (Apocalipse 1 : 6) Observe que o verbo “ FEZ ” está no presente logo você já é Rei hoje! Desde que é claro tenha se rendido ao Senhorio de Cristo. Você é Rei, pense como Rei, haja como Rei, fale como Rei, avalie com Rei. Muitos podem não reconhecer o teu reinado hoje, porque não podem ver o teu reino mas um dia este reino virá por completo, e o Rei dos reis será visto por todos. Não reconheceram o Reino do Rei dos reis quando ele veio em carne, mas um dia eles o verão.

João 18:36  Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

Nós todos ( A Igreja ) estamos trabalhando para que O Reino Venha!

"Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."  (Apocalipse 1 : 7)

A morte do povo de Abimeleque pela mentira de Abraão e Sara era uma injustiça e O Rei Abimeleque percebeu isso logo, essa percepção prova que a sua avaliação da situação era clara, justa e verdadeira.

b) A 2ª Avaliação de Abimeleque “Avaliando a si mesmo”. É na 2ª avaliação que ele fez, que podemos ver a sensibilidade de seu senso de avaliar. Ele agora parte para avaliar a si mesmo, pois ele já havia dito que seu povo não tinha culpa. É maravilhoso quando encontramos alguém com a capacidade de aceitar que quando o outro não é culpado ele deve olhar para si mesmo, muitas pessoas não se avaliam nem nesses momentos, nem mesmo quando não há mais ninguém para culpar. Na visão do Rei se o povo não é culpado, então o culpado só pode ser ele mesmo, então Abimeleque parte para a auto avaliação, e ao terminar sua auto avaliação ele diz no verso 5: Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto”. Sua avaliação a respeito de si mesmo é verdadeira e confirmada pela avaliação de Deus veja: “Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto”.

Avaliar a si mesmo e ter o seu resultado conferido, comparado e aprovado por Deus mostra que Abimeleque mesmo dormindo foi fiél em sua leitura a respeito de si mesmo. As vezes até nos avaliamos mas na hora de contar a alguém o que descobrimos mentimos, porque não queremos mudar ou porque temos vergonha de confessar quem somos, ou o quê somos, mas Abimeleque foi fiél em sua avaliação.

c) Nossas avaliações evitam prejuízos a nós e a quem amamos.

Como eu já disse anteriormente Sara era uma peça fundamental no plano de Deus em estabelecer um povo e uma descendência como a areia do mar e como as estrelas do céu, e no meio disso agora estava o Rei Abimeleque. Este acidente de percurso fez com que Abimeleque por causa da meia mentira de Abraão e Sara, ficasse entre Deus e o cumprimento de seu propósito, e quando isso acontece Deus é implacável em remover o obstáculo, e o nome desse obstáculo mesmo sem culpa, era Abimeleque. A algum tempo atrás vi em um programa uma ilustração que me parece caber aqui com toda a reverência ao nosso Deus. O programa era de um homem que estava em plena África tentando sobreviver por alguns dias com o mínimo de ferramentas modernas, e em meio a tentativa de achar água ele achou um rio, e havia um hipopótamo nas margens então ele disse: “O animal que mais mata na África é o hipopótamo, ele é um animal tranquilo desde que você não fique entre ele e a água”. Assim é Deus, ele é amoroso desde que você não fique entre ele e seus propósitos, nunca atrapalhe Deus no cumprimento de seus planos, nem por acidente, senão ele esmaga você como o hipopótamo faz ao pisar na formiga. Só pelo fato de Abimeleque ter levado Sara para o palácio fez com que ele, sua esposa, suas servas, e todas as mulheres de sua casa ficassem estéreis imediatamente. Por isso depois que tudo foi esclarecido Abraão orou por ele para que voltasse a poder ter filhos. Observe do que a capacidade de Abimeleque de avaliar a situação e a si mesmo lhe livrou.

Genesis 20:17  E orou Abraão a Deus, e sarou Deus a Abimeleque, e à sua mulher, e às suas servas, de maneira que tiveram filhos;

18  Porque o SENHOR havia fechado totalmente todas as madres da casa de Abimeleque, por causa de Sara, mulher de Abraão.

Esta foi uma medida preventiva de Deus, para impedir que Sara corresse o risco de engravidar de alguém que não fosse Abraão. Com isso tiramos uma lição a esse respeito: Deus não corre riscos.

A esterilidade para qualquer um, nos tempos antigos era algo terrível, e isso não está apenas ligado ao fato de ter filhos, mas sim ter uma descendência descente capaz de receber e multiplicar sua herança e continuar seu legado, a ideia era que os pais renasciam nos filhos.

d) O Nosso Deus é um Deus de avaliações e seus filhos herdaram isso dele.

- O que vemos em Genesis 1:2 ? E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

Como foi que o Espírito chegou a conclusão de que a Terra era sem forma e vazia? Esse relatório dado pelo Espírito Santo a respeito da situação em que a Terra se encontrava, nos mostra que antes de Deus se mover ele avalia!

- Vemos isso também no momento em que Abraão se encontra com os três anjos em Manre em Genesis 18:21  Descerei agora, e verei se com efeito têm praticado segundo o seu clamor, que é vindo até mim; e se não, sabê-lo-ei.

Deus é um Deus que sabe todos as coisas, mas ele quis ir no local para avaliar a situação antes de se mover.

- Em Salmos 11:4  O SENHOR está no seu santo templo, o trono do SENHOR está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.

Segundo Bacon em seu comentário no vol 2 ele diz: As suas pálpebras provam, como alguém que aproxima os seus olhos para perscrutar mais atentamente um objeto do seu interesse.

Porque Deus se aproximaria para olhar algo do qual já sabe tudo? Já o conhece, pois o fez? Porque ele gastaria este tempo em fazer isso?

Precisamos entender que nem sempre o que Deus faz, faz porque precisa, mas sim faz porque nós precisamos. Sim! Precisamos aprender como se faz! E quando vemos Deus tomando atitudes que são peculiares a nós, é porque ele está nos mostrando o jeito certo de fazer as coisas, neste caso Deus estava avaliando o objeto do seu interesse como chamou Bacon.

1.3) Abimeleque e Deus conversaram sozinhos porque só eles conheciam os luares secretos do coração de Abimeleque.

a) Quais são os lugares que você vê e mais ninguém vê?

Existem lugares em você que só você vê! E é você quem deve avaliar o quê, a quem, e onde, deve ou não revelar.

Um dos maiores mistérios do homem está em seu coração e em sua mente, o que ele sente e o que ele pensa. E é importante percebermos que quando Deus nos criou ele nos criou assim, com certas privacidades fazendo com que só o próprio indivíduo, tenha autoridade sobre a decisão de permitir o acesso de outras pessoas a sua mente ou aos seus sentimentos em dados momentos e lugares. Ou seja podemos nos deparar com pessoas hoje mais abertas, que compartilham facilmente o que pensam e sentem, ou com pessoas mais fechadas que dificilmente compartilham quem são. E isso se dá ao fato de que existem lugares em você que só você tem acesso, e se outra pessoa quiser ter acesso você terá que permitir, e é nesta hora que você precisa ser apto para avaliar a situação a sua volta e avaliar também a si mesmo, e à partir daí tomar a decisão se vai ou liberar estas informações a seu respeito que são importantes, caso contrário não apenas você, mas outras pessoas teriam acesso livremente.

Aprenda que você não deve contar tudo a todo mundo, sem antes fazer uma avaliação, e também você não deve deixar de contar algo do qual você percebe que não consegue resolver sozinho. Veja que Deus respeitou a privacidade de Abimeleque, ele não foi ter o diálogo em frente de uma multidão, Deus escolheu um lugar extremamente intimo, o SONHO, lá só Deus e Abimeleque tiveram acesso as informações. Precisamos entender que Deus colocará pessoas em nosso caminho para nos ajudar, mas o Diabo também irá colocar pessoas para nos atrapalhar, uma informação a seu respeito dita a alguém que está serviço das trevas pode piorar sua situação em vez de resolve-la.

Veja Isaias 39:01-08

Conclusão:

 

Fazer avaliações é de suma importância, e a medida que as fazemos nos tronamos cada vez melhores nisso afinal a prática leva a perfeição. Mas existem aqueles que ainda não perceberam a importância disso, e por não avaliar metem os pés pelas mãos nas diversas situações externas e internas do seu ser os Alheios precisam de nós, Deus quer uma Igreja madura que saiba avaliar seu contexto e seu interior a ponto de estar pronta a ajudar a dar direção aos perdidos. E ninguém pode dar direção se está perdido, logo a missão da Igreja está posta diante de nós e começa examinando-se a si mesma.

Twitter