QUAL O SIGNIFICADO DA FESTA DE HANUKÁH PARA OS CRISTÃOS por Pr. Alessandro

QUAL O SIGNIFICADO DA FESTA DE HANUKÁH PARA OS CRISTÃOS, OS DISCÍPULOS DE JESUS?
Nós, os seguidores de Jesus temos bons motivos para celebrar esta festa bíblica. O tema principal de Hanuká é a reconsagrarão do Templo, e 1º Co. 6.19:20, relata que nós, crentes nascidos de novo, somos o Templo do Espírito Santo. Os crentes não judeus são coerdeiros em Jesus das promessas de Abraão (Gl. 3.29).
Nesta celebração, nós temos a oportunidade de nos reconsagrarmos, rededicando nossas vidas integralmente ao Senhor. Não que precisemos de um dia específico para uma reconsagrarão. Afinal, estamos debaixo da graça de Deus. Mas, trata-se de uma oportunidade na qual podemos celebrar esta data, alegrando-nos coletivamente por termos sido salvos, agradecendo a Deus por este privilégio, enquanto tantos ainda perecem separados de Deus e da comunidade de Israel. Apesar de sermos a luz do mundo, vivemos em um mundo que jaz em trevas, que muitas vezes nos contamina, exercendo sobre nós todo tipo de influência negativa. Então, neste dia sentimos a liberdade de fazer nossa reconsagrarão, declarando coletivamente que somos livres de qualquer peso e jugo em Yeshua Ha Mashiach (Jesus, o Messias). Se meditarmos um pouquinho sobre quantas vezes pecamos quando comemos, bebemos, ouvimos e vemos o que não deveríamos, ou quando tocamos em coisas que não deveríamos tocar etc., encontraremos muito sentido em nos reconsagrarmos. Arrependemo-nos, então, e consagremo-nos ao Eterno de Israel. Deus nos dá a santidade, mas quem decide manter-se em santidade somos nós!
Lembremo-nos dos livros de Esdras e Neemias quando reconstruíram o Templo. A primeira coisa que eles fizeram foi reconstruir o altar, depois o Templo propriamente dito e, finalmente, os muros. Em outras palavras, não se consagra o Templo sem que se passe primeiro pelo altar de sacrifício, local de arrependimento e de santificação.
Isto também se aplica a nós. Primeiro, passamos pelo “altar” do Senhor nos arrependendo. Depois, sim, reconsagramos nossa vida, santificando-nos e nos purificando. Toda esta dedicação do nosso corpo (o “Templo”) ao Senhor só pode ser feita por meio do Espírito Santo, simbolizado pelo óleo que é multiplicado, derramado em nossas vidas, revelando a pessoa de Jesus, o Messias. Assim como o azeite colocado na Menorá (candelabro de 7 pontas) ou na Hanukía (candelabro de 9 pontas) era puro, sem cheiro e sem fumaça quando queimado, assim também deve ser nossa vida para Adonai. Para nós é uma “mitzvá” (mandamento): ter que brilhar e reluzir graciosamente a beleza da natureza de Deus em nós por meio de Seu filho Jesus (Mt. 5.14:16).
Agora, entendendo um pouco mais sobre a Festa da Dedicação, podemos celebrá-la alegremente com o nosso culto de Ação de Graças (1º Ts. 3.9).
Hag Sameah Hanukáh! Feliz Festa de Hanukáh!
Pr. Alessandro

QUAL O SIGNIFICADO DA FESTA DE HANUKÁH PARA OS CRISTÃOS    por       Pr. Alessandro

Twitter